Drica Atendente virtual da ADT. Vamos Conversar?
TELEVENDAS 0800 729 1293
Escolha uma Página

Sensor de presença: veja como tornar seu imóvel mais seguro

Um sensor de presença é um dispositivo ideal para integrar sistemas de automação, tanto residencial como comercial. Os motivos? Esse equipamento oferece diversas vantagens, como economia de energia, segurança e praticidade. 

Em razão desses benefícios, esse dispositivo tem se tornado cada vez mais usado em diversos espaços, principalmente em locais que precisam ser monitorados. Quer saber mais sobre esses aparelhos? Então, leia este artigo aqui no blog da ADT e fique por dentro do assunto!

O que é um sensor de presença e como ele funciona?

Um sensor de presença é um aparelho eletrônico capaz de detectar a presença de pessoas e objetos no ambiente em que estiver instalado. A busca por esse equipamento cresceu significativamente nos últimos tempos, uma vez que ele pode ser usado para proteção de casas e empresas, além de oferecer praticidade e eficiência. 

Esse dispositivo funciona por meio da captação de movimentos. Ou seja, quando há alterações no espaço em que está instalado – como movimentações, luz ou calor –, o aparelho capta essas mudanças e envia um sinal para outro equipamento. 

Por exemplo, imagine que há um sensor de presença para lâmpada instalado no corredor da sua casa. Caso alguém transite por esse espaço, mesmo que estejam desligadas, as luzes acenderão automaticamente. 

Isso ocorre porque o dispositivo capta o calor e as movimentações do corpo. Com isso, há uma alteração na luz infravermelha do aparelho. Essa mudança emite um comunicado ao equipamento para que ele ligue as luzes do local. O mesmo ocorre em outros ambientes com a presença desses sensores. 

Veja onde é possível usar um sensor de presença

Um sensor de presença é um aparelho para ser utilizado em locais com sistema de iluminação automatizada. Nesses lugares, o dispositivo aciona as lâmpadas quando há a presença de pessoas, assim como desliga quando não há mais movimentos no ambiente. 

Ele pode ser usado em diversos lugares estratégicos. Em uma residência, pode-se citar entradas, portas, janelas, corredores, garagens e espaços de lazer (piscina e jardim). 

Além disso, esse equipamento é fundamental para ambientes comerciais e corporativos, já que permite o controle das luzes, reduzindo o consumo de energia. Ele também ajuda a evitar roubos e invasões por meio da ativação de alertas, que podem ser acionados para quando pessoas entrarem no local. 

Quais são os tipos de sensores de presença?

O mercado oferece sensores de presença de diferentes modelos e que podem ser instalados em vários locais do ambiente. Sendo assim, existem dispositivos para lâmpadas e áreas externas e internas de imóveis, entre outras opções. Confira algumas delas! 

Sensor de presença para o teto

Um sensor de presença para o teto é ideal para manter o controle e facilitar a movimentação em escadas, corredores e outros ambientes. Por esse motivo, é comum vê-lo em condomínios, edifícios comerciais, hotéis, entre outros espaços residenciais e empresariais. 

Sensores de portas e janelas 

Os sensores para portas e janelas são magnéticos de abertura. Em outras palavras, eles detectam arrombamentos e aberturas que não foram autorizadas. Por isso, são vistos como os equipamentos mais importantes para um sistema de automação de segurança patrimonial. 

Sensor sem fio

O sensor sem fio é uma tecnologia que oferece praticidade, já que dispensa a instalação de cabos. Ele pode ser usado tanto como um sensor de presença externo quanto um dispositivo para ambientes internos. 

Além disso, o aparelho permite a redução das possibilidades de alarme falso. Isso se deve à tecnologia micro-ondas, adaptada para evitar sinais errôneos de invasão, que podem ocorrer em razão das correntes de ar. 

Câmera de segurança com sensor de presença

Atualmente, existem opções de câmeras com sensor de presença com verificação por imagens. Vale lembrar que um ambiente automatizado possibilita a combinação de câmeras com sensores, aparelhos de ar-condicionado e outros equipamentos. Essa combinação, além de oferecer mais segurança, proporciona maior praticidade para a rotina. 

Quais são as vantagens de utilizar um sensor de presença em um ambiente residencial?

Um sensor de presença disponibiliza vários benefícios para o local em que está instalado. A economia de energia é uma dessas vantagens, uma vez que o aparelho só é acionado quando há presença de pessoas no lugar. 

O dispositivo também pode ser integrado a um sistema de automatização na casa ou no apartamento. Dessa forma, é possível realizar o controle remoto, por meio de celular e aparelhos eletrônicos, bem como a personalização de cenários. 

Além disso, o sensor é ideal para quem tem filhos pequenos ou pais e mães na melhor idade, já que ele detecta a presença de pessoas nos ambientes em que está instalado. Com isso, eles podem transitar pela casa com mais segurança e tranquilidade. 

Benefícios para os espaços comerciais 

No que diz respeito aos ambientes corporativos, o sensor de presença possibilita o controle da iluminação. Isso gera uma diminuição do consumo energético e dos gastos com as contas de luz. 

O dispositivo também pode ser utilizado para ativar campainhas ou alertas para quando uma pessoa entrar na loja. Esse recurso proporciona mais segurança ao ambiente, uma vez que pode intimidar os criminosos, reduzindo as possibilidades de roubos e furtos no local. 

Tire suas dúvidas sobre sistemas de automação

Agora você já sabe mais sobre o sensor de presença, suas opções e como ele pode ser usado. Aproveite e confira também os demais artigos do blog da ADT e fique por dentro de todos os assuntos relacionados à segurança residencial e comercial. 

Conheça mais sobre as tecnologias que oferecem maior proteção e tranquilidade para você e sua família. A ADT tem mais de 20 anos de presença no mercado brasileiro, além de ser reconhecida mundialmente pelo pioneirismo em alarmes monitorados e soluções de segurança.