TELEVENDAS 0800 729 1293
Escolha uma Página

Dicas para segurança de idosos dentro de casa

maio 2, 2017

A terceira idade é marcada por mudanças no corpo e no cérebro do idoso. Os reflexos e a força dos ossos já não são como antes e, portanto, perder o equilíbrio ao andar ou levantar da cama, por exemplo, torna-se um problema constante. Por esses motivos, o risco de acidentes domésticos é grande e precisa ser levado em consideração.

Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, pelo menos uma vez por ano, um em cada quatro idosos sofre quedas dentro de casa. Em 34% desses casos, há algum tipo de fratura. E, por ser mais lenta, a recuperação requer maiores cuidados. Para evitar situações do tipo, pequenos hábitos podem ser adotados na rotina dos idosos. A ADT, maior empresa de monitoramento de alarme no Brasil, ressalta algumas medidas que devem ser tomadas no ambiente doméstico para auxiliar na segurança do idoso dentro de casa. Confira.

PLANOS DE ALARMES ADT COM 50% DE DESCONTO
APROVEITAR >

1. Tapetes antiderrapantes

Com a idade mais avançada, o idoso sente dificuldades durante a caminhada, facilitando tropeços e escorregões. A presença de tapetes soltos torna-se uma armadilha. Opte por tapetes e carpetes antiderrapantes por toda a casa, principalmente em áreas que ficam molhadas com frequência, como banheiro, lavanderia e cozinha.

2. Barras de apoio

Para ajudar na locomoção do idoso, coloque barras de apoio em pontos estratégicos, como corredores, banheiros e quartos. As barras ajudam a manter o equilíbrio e evitam acidentes ao longo das atividades diárias.

3. Acessibilidade

Adapte os móveis para que o idoso consiga ter fácil acesso a eles, sem perigo de cair e se machucar. Atente-se, também, para a altura dos móveis, como o vaso sanitário, mesas, cadeiras, interruptores, armários, entre outros. Coloque um abajur próximo de sua cama para que ele não precise levantar para acender a lâmpada do quarto.

4. Box 

O box de vidro no banheiro pode representar uma ameaça em uma queda durante o banho. Dê preferência a um box de plástico ou de outro material que evite cortes em caso de acidente.

5. Escadas

Se a casa tiver escadas, instale corrimãos dos dois lados da parede e coloque uma fita adesiva colorida e antiderrapante nos degraus. Outra medida relevante é centralizar a rotina doméstica do idoso em um único andar (refeições, banheiro, lazer) e, em alguns casos, a mudança do dormitório do idoso para o térreo pode evitar acidentes.

6. Móveis

Evite móveis em locais de passagem como mesas de centro, cômodas e estantes, já que uma pessoa pode esbarrar ou tropeçar nos mesmos. Quanto mais vazio o ambiente, menor a chance de queda.

7. Colchão e cama

A altura da cama deve estar de acordo com a altura do idoso. Se não for viável comprar uma nova, é necessário fazer adaptações, como diminuir ou aumentar os pés da cama. Já os colchões precisam ter densidade adequada ao peso e ao tamanho do idoso para que, dessa forma, não afetem na postura e não dificultem na mobilidade;

8. Segurança eletrônica

É possível, também, contar com a ajuda da tecnologia avançada para garantir a segurança do idoso no lar. É recomendável instalar um sistema de monitoramento de alarme 24h por dia. A Central de Monitoramento recebe sinais e está sempre à disposição nas situações de emergência, basta apertar botões de acordo com a ocorrência: perigo, emergência médica ou incêndio. Além disso, é possível checar o que está acontecendo em casa, sem depender de outras pessoas, utilizando as câmeras com acesso pelo smartphone ou computador.

Compartilhe

Últimas postagens

Qual a diferença entre alarme monitorado e não monitorado

Qual a diferença entre alarme monitorado e não monitorado

Quem deseja instalar um sistema de alarme fica na dúvida se deve ou não contratar uma empresa especializada para fazer a instalação e o monitoramento. Conheça as principais diferenças entre o alarme monitorado e o alarme não monitorado.Quem deseja instalar um sistema...

ler mais

A pandemia trouxe à tona pequenos detalhes do dia a dia que antes não chamavam tanto a atenção e que podem comprometer a segurança e o bem-estar das famílias. Pensando nisso, a ADT decidiu se aproximar ainda mais de seus clientes durante esse período, oferecendo conteúdos que façam com que esse momento desafiador se torne mais tranquilo.

Por isso, a empresa fará uma série de lives para se aproximar do seu público, tratando de diversos assuntos relevantes para o momento, com foco na manutenção da produtividade durante a quarentena, garantindo a segurança de seus clientes e de suas famílias.

A estreia ocorre no próximo dia 27 de julho, das 19h às 20h, no perfil da ADT no YouTube, com a transmissão da live “Dicas de segurança para crianças em casa”. Durante o bate-papo, será abordado como é possível (acredite é possível) conciliar o trabalho e as crianças dentro de casa. A live terá a presença do especialista da ADT Robert Wagner dos Santos, que vai conversar com a pedagoga Thays Maroni, fundadora da Wecare, especializada em educação infantil individual.

Todas as lives contarão com a participação dos clientes por meio da plataforma de interação do YouTube. Para mais informações sobre essa e as próximas lives, siga o perfil da ADT no Instagram @adtbrasiloficial e inscreva-se no canal do YouTube.

Fique ligado!
Ative um lembrete no Youtube >

CONHEÇA A ADT ALARME MONITORADO

A empresa ADT pertence à Johnson Controls,​ ​​líder global​ em múltiplas indústrias​ e diversificadas tecnologias ​que serve a uma vasta gama de clientes em mais de 150 países. Nossos 117 mil​ colaboradores criam edifícios inteligentes, soluções​ ​eficientes de energia, ​​infraestrutura integrada e sistemas de transportes.

SITE ADTOFERTAS

Proteja O seu patrôminio COM O ALARME LÍDER MUNDIAL