Drica Atendente virtual da ADT. Vamos Conversar?
TELEVENDAS 0800 729 1293
Escolha uma Página

Venha entender mais sobre o monitoramento de idosos a distância e proteja quem você ama

O monitoramento de idosos a distância é uma medida eficiente para proporcionar maior segurança aos seus pais e familiares que estão na melhor idade. Isso é ainda mais importante nos momentos em que estiverem sozinhos em casa. 

Os sistemas de vigilância atuais contam com tecnologia de primeira linha. Eles possibilitam o acompanhamento em tempo real, detectam situações de emergência e enviam alertas instantâneos em suspeitas de perigo. Quer saber mais sobre o monitoramento de idosos? Então leia este artigo e fique por dentro do assunto!

O que é monitoramento de idosos a distância?

O monitoramento de idosos a distância é uma solução inovadora que tem por objetivo oferecer maior proteção às pessoas na melhor idade. Esse sistema é voltado para idosos que não residem com os filhos ou que ficam a maior parte do dia sozinhos em suas residências. 

Essa é uma medida eficiente porque permite o acompanhamento remoto e disponibiliza informações rápidas e precisas em situações de urgência. Por meio desse sistema, você acompanha o dia a dia dos seus pais e/ou avós por um aplicativo. Assim, fica fácil verificar situações como: 

  • alimentação; 
  • padrão de sono; 
  • uso de medicamentos;
  • ações de enfermeiros e cuidadores no tratamento dos idosos; 
  • atividades físicas. 

Além desses benefícios, você consegue identificar riscos como incêndios, quedas, invasões e mal-estar. Isso agiliza o acionamento dos serviços de emergência propícios para cada situação. 

Como funciona o monitoramento de idosos a distância?

O monitoramento de idosos a distância ocorre por meio da junção de diversos aparelhos desenvolvidos com tecnologia de primeira linha. Eles disponibilizam imagens nítidas e dados exatos e instantâneos a fim de propiciar maior segurança e conforto aos seus pais, avós e demais pessoas. O mais importante é que todas essas informações e imagens podem ser acompanhadas 24 horas por dia pelo celular. 

Veja quais são os dispositivos usados para monitorar idosos a distância

Um sistema de monitoramento remoto para pessoas na melhor idade conta com vários aparelhos, que podem ser instalados em pontos estratégicos da casa. Confira alguns desses dispositivos! 

Câmera inteligente 

A câmera inteligente permite o acompanhamento de pessoas idosas, ao vivo e 24 horas por dia, por meio de um aplicativo. Esse dispositivo capta imagens em alta definição e conta com LED infravermelho, uma tecnologia que proporciona imagens nítidas, mesmo em locais escuros. 

O aparelho também oferece um recurso interessante para facilitar a comunicação com as pessoas no dia a dia. Isso se deve à funcionalidade de áudio acoplado, instalada na câmera. Assim, é possível escutar e conversar com quem está no local.  

Sistema de alarme monitorado 

Um sistema de alarme monitorado reúne um conjunto de dispositivos inteligentes que, de forma integrada, tornam o ambiente muito mais seguro para os seus familiares. Esses equipamentos são: sensores, painéis de alarme e controles remotos. 

Os sensores de presença são responsáveis pela detecção de pessoas no ambiente. Eles funcionam por meio da absorção de movimentos, acionando luzes nos locais pelos quais as pessoas transitam. Por isso, mostram-se como excelentes equipamentos para facilitar a locomoção dos idosos pela casa. 

Já os painéis de alarme automatizados são integrados aos sensores e oferecem proteção contra roubos e invasões no local. Eles contam com sirene embutida e possibilitam a automatização de aparelhos de iluminação, ares-condicionados, tomadas e outros equipamentos. 

Além disso, esses dispositivos são responsáveis por receber emissões de alertas dos sensores e solicitações de ajuda, enviando os comunicados para a central de monitoramento. Já os controles remotos permitem a ativação e desativação dos alarmes, bem como dos pedidos de ajuda. 

Aplicativo 

Essas soluções integradas são ideais para proporcionar segurança às pessoas idosas. No entanto, é importante que esses dispositivos sejam acompanhados por um aplicativo ágil e intuitivo, que permita um monitoramento sem falhas e transtornos. 

A ADT, por exemplo, oferece o ADT Smart Security. Com uma interface desenvolvida para proporcionar uma ótima experiência ao usuário, esse aplicativo envia informações em tempo real e vídeos inteligentes.

Quais são os benefícios do monitoramento de idosos a distância?

O monitoramento de idosos a distância oferece tranquilidade para você e para os seus familiares na melhor idade. Com o uso de equipamentos inteligentes, você tem tranquilidade para realizar suas atividades rotineiras e, ao mesmo tempo, observar o que acontece com eles. 

Enquanto isso, eles ficam mais confortáveis em suas casas ou apartamentos. Afinal, sabem que estão sendo monitorados e que estarão amparados em casos de necessidade. 

Vale lembrar, porém, que os cuidados com os idosos não devem ser realizados apenas por sistemas de segurança. Eles têm necessidades que precisam de um acompanhamento presencial. Em outras palavras, o monitoramento remoto é um complemento para oferecer mais segurança aos seus familiares. 

Saiba mais sobre equipamentos de segurança no blog da ADT

Gostou do artigo sobre monitoramento de idosos a distância? Então, aproveite e acompanhe outros conteúdos e dicas sobre segurança no blog da ADT. Também confira outras soluções para proteger o seu patrimônio e as pessoas que você ama.

A ADT está há mais de 20 anos no mercado de segurança patrimonial do país. Além disso, a empresa tem reconhecimento internacional pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos, bem como pelo pioneirismo em alarmes monitorados e outras soluções de segurança.