Drica Atendente virtual da ADT. Vamos Conversar?
TELEVENDAS 0800 729 1293
Escolha uma Página

Segurança e privacidade no seu smartphone: Whatsapp

set 8, 2016

O Whatsapp é um aplicativo popular para Smartphones que utiliza conexão da internet para troca de mensagens de forma instantânea – além de vídeos, fotos e áudios. São mais de 1 bilhão de usuários conectados pelo mundo.

Com a popularidade vem o perigo: apesar do WhatsApp anunciar que as mensagens agora são criptografadas, o aplicativo não deixou de ser alvo fácil para hackers, vírus, golpes financeiros e outros.

Os golpes mais comuns são: e-mail com conteúdo de WhatsApp para downloads que de brinde vem um vírus – WhatsApp nunca manda e-mail; correntes e pesquisas com links que são utilizados para roubar dados dos usuários; compartilhamento de cupons de descontos que solicitam cadastro para conseguí-lo; enfim, são inúmeras formas de causar danos e prejuízos aos usuários.

Cabe lembrar que não só de golpes que um criminoso vive mas também consegue ter dados pessoais de forma mais eficaz do que ficar perseguindo sua vítima para atingir sua integridade física e seu patrimônio.

PLANOS DE ALARMES ADT COM 50% DE DESCONTO
APROVEITAR >

“TEM WI-FI?”

Essa é uma das perguntas mais ouvidas pelo funcionário de um estabelecimento comercial. Wi-fi de estabelecimentos e wi-fi abertos ao público podem conter programas maliciosos, onde apropriam-se de dados não autorizados pelo usuário e senhas pessoais que ficam armazenadas em seu smartphone.

Não é só perigoso no uso do WhatsApp, mas no Smartphone como um todo, pois todo o seu tráfego pode estar sendo espionado.

PERIGO OCULTO: GRUPOS DE WHATSAPP

A melhor forma de entrar em contato com várias pessoas ao mesmo tempo é criando grupos de WhatsApp, onde um usuário pode adicionar todos aqueles que desejar e enviar uma mensagem em um determinado grupo, sem tem que encaminhar ou copiar a mídia para cada contato.

Mas qual o perigo nisso? Ora, um grupo de família ou amigos próximos até então não apresenta um perigo concreto, mas já parou para pensar em grupos criados por algumas empresas para seus clientes mostrando suas novidades, ou de mães para trocar informações e dicas para cuidar de seus filhos? Ou ainda de grupos de usuários de jogos online?

Estamos trocando informações o tempo todo para qualquer pessoa ver, alguém pode estar mal intencionado e ganhando informações suas que lhe sejam úteis e até mesmo lucrativas. Se você ainda não se convenceu, temos argumentos que farão você repensar antes de participar de um grupo qualquer no aplicativo.

Perfil de WhatsApp

Todo WhatsApp tem um perfil: seu número, espaço para uma foto e frase de status, ou seja, qualquer pessoa poderá ver o número do seu celular e adicioná-lo, ver todas as suas características físicas ou até mesmo, dependendo do que você colocar como frase no seu perfil, descobrir onde você trabalha, onde está ou para onde está indo etc.

Colocar uma foto de perfil fora do país com um status “viajando com a família” é o suficiente para alguém mal intencionado saber que sua casa está sozinha. Parece inocente, mas é um chamariz para meliantes.

privacidade

No WhatsApp é possível monitorar o horário em que o usuário entra e sai do aplicativo – ou seja, é possível fazer um mapeamento da sua rotina, uma vez que o aplicativo mostra quando foi a ultima vez que você esteve online.

Existe também a função de recibos de leitura, onde mostra que a pessoa leu sua mensagem recebida e hora que fez isso.

conteúdo ilegal

O aplicativo é um prato cheio para compartilhamento de imagens e vídeos dentro de grupos. Sempre tem uma pessoa que irá encaminhar conteúdo ilegal como imagens e vídeos íntimos, violentos, incitação a violência, apologia ao consumo de drogas etc.

Você pode não concordar e não encaminhar o conteúdo, mas isso pode se tornar um problema na sua vida, desde brigas pessoais a processos criminais em casos mais graves.

download de arquivos

O WhatsApp faz o download automático de conteúdo, e uma vez dentro do seu celular, o dano já está feito. Quando se participa de um grupo com pessoas desconhecidas fica difícil fazer esse controle, ainda mai

s quando você não conhece todos as pessoas ali agrupadas, tornando a tarefa de se espalhar malwares para o maior número de pessoas possíveis mais fácil.

criptografia

Em abril deste ano, surgiu a novidade no WhatsApp: a criptografia. As mensagens enviadas de um celular para outro são embaralhadas ao deixar o Smartphone e decodificadas quando chega ao destinatário, tornando a vida do hacker mais difícil – e das autoridades também.

Pode tornar a vida do hacker mais difícil, mas torna a vida do criminoso mais fácil, pois eles estão migrando e apelando do uso do WhatsApp para organizações criminosas. O criminoso continua tendo acesso ao aplicativo, ao seu perfil e status, porém as autoridades não conseguem acessar o conteúdo quando for necessário para proteção da vítima e/ou para fabricação de provas contra ele.

Com a briga que as autoridades tem hoje com o aplicativo, podemos concluir que a criptografia é boa para sua privacidade, mas não para sua segurança.

UTILIZE DE FORMA SEGURA SEU WHATSAPP

Não existem medidas infalíveis, mas sim medidas que podem ser aproveitadas da melhor forma possível.

Dessa forma, abaixo seguem dicas para deixar seu aplicativo mais seguro:

  1. Evite utilizar wi-fi aberto ou de estabelecimentos públicos para evitar ser vigiado e ter dados furtados por indivíduos especializados em golpes;
  2. Prive-se de fotos de perfil que mostre mais do que deveria, como sua rotina, seus bens, patrimônio, os lugares que frequenta, fotos com familiares – fotos são o suficiente para despertar interesse em pessoas mal intencionadas;
  3. Desative funções de Privacidade nos Ajustes do WhatsApp como “visto por último” e “recebidos de leitura” – dessa forma, será difícil monitorar a sua rotina no aplicativo
  4. Na mesma opção acima citada, você também pode escolher que somente os seus contatos possam ver sua foto de perfil e status;
  5. Desative também o Download automático de mídias, evitando baixar sem querer um conteúdo que te prejudique. Apenas o fato de fazer tal mudança, você passa a escolher com apenas um toque se irá baixar ou não a mídia recebida, que pode ser de um número estranho;
  6. Também vale desativar “salvar a mídia recebida” nos Ajustes de Conversas, evitando que essas mídias fiquem gravadas diretamente no Rolo de Câmera de imagens e vídeos do seu Smartphone;
  7. Algumas empresas insistem em criar grupos e mandar mensagens como promoções, por exemplo. Não hesite em bloqueá-los e denunciá-los como Spam. Quando um mesmo número tem diversas denúncias de Spam, a empresa do WhatsApp bane o número do aplicativo. O mesmo vale para pessoas inconvenientes ou que parecem ser mal intencionadas – Sempre desconfie de números desconhecidos;
  8. Não divulgue corrente de mensagens, você pode ser cúmplice de proliferação de malwares;
  9. Por fim, não acredite em mensagens sobre notícias do WhatsApp encaminhadas – se ocorrer alguma mudança no aplicativo o próprio aplicativo irá te avisar, ou você acha que é mais provável o aplicativo avisar fulano para te avisar? Acredite somente em notícias vinculadas e divulgadas pela empresa detentora do WhatsApp: o Facebook.

Com essas dicas você se sentirá e ficará mais seguro. Em caso de roubo ou furto, não esqueça de pedir o bloqueio do chip na operadora e da conta do WhatsApp no suporte do aplicativo para evitar que sua privacidade seja violada.

 

Compartilhe

Últimas postagens

Monitoramento de idosos

Venha entender mais sobre o monitoramento de idosos a distância e proteja quem você ama O monitoramento de idosos a distância é uma medida eficiente para proporcionar maior segurança aos seus pais e familiares que estão na melhor idade. Isso é ainda mais importante...

ler mais

Alarme para Loja

Alarme para loja: veja como proteger o seu estabelecimento  A instalação de um alarme para loja é essencial para proteger o estabelecimento contra assaltos, invasões e furtos, uma vez que ele permite a detecção de pessoas no local. Por isso, os empresários apostam...

ler mais

Mais segurança com o sensor de presença

Sensor de presença: veja como tornar seu imóvel mais seguro Um sensor de presença é um dispositivo ideal para integrar sistemas de automação, tanto residencial como comercial. Os motivos? Esse equipamento oferece diversas vantagens, como economia de energia, segurança...

ler mais

A pandemia trouxe à tona pequenos detalhes do dia a dia que antes não chamavam tanto a atenção e que podem comprometer a segurança e o bem-estar das famílias. Pensando nisso, a ADT decidiu se aproximar ainda mais de seus clientes durante esse período, oferecendo conteúdos que façam com que esse momento desafiador se torne mais tranquilo.

Por isso, a empresa fará uma série de lives para se aproximar do seu público, tratando de diversos assuntos relevantes para o momento, com foco na manutenção da produtividade durante a quarentena, garantindo a segurança de seus clientes e de suas famílias.

A estreia ocorre no próximo dia 27 de julho, das 19h às 20h, no perfil da ADT no YouTube, com a transmissão da live “Dicas de segurança para crianças em casa”. Durante o bate-papo, será abordado como é possível (acredite é possível) conciliar o trabalho e as crianças dentro de casa. A live terá a presença do especialista da ADT Robert Wagner dos Santos, que vai conversar com a pedagoga Thays Maroni, fundadora da Wecare, especializada em educação infantil individual.

Todas as lives contarão com a participação dos clientes por meio da plataforma de interação do YouTube. Para mais informações sobre essa e as próximas lives, siga o perfil da ADT no Instagram @adtbrasiloficial e inscreva-se no canal do YouTube.

Fique ligado!
Ative um lembrete no Youtube >

CONHEÇA A ADT ALARME MONITORADO

A empresa ADT pertence à Johnson Controls,​ ​​líder global​ em múltiplas indústrias​ e diversificadas tecnologias ​que serve a uma vasta gama de clientes em mais de 150 países. Nossos 117 mil​ colaboradores criam edifícios inteligentes, soluções​ ​eficientes de energia, ​​infraestrutura integrada e sistemas de transportes.

SITE ADTOFERTAS

Proteja O seu patrôminio COM O ALARME LÍDER MUNDIAL