TELEVENDAS 0800 729 1293
Escolha uma Página

Saiba como não cair em trotes telefônicos

abr 1, 2017

“Você acaba de ganhar um prêmio no valor de R$ 15 mil”, “Sequestramos seu filho, deposite R$ 20 mil para pagar o resgate”, “Nossa empresa fez um sorteio e você ganhou um carro” . Diariamente, golpes por telefone fazem centenas de vítimas com frases como essas.

Aproveitando-se da fragilidade emocional das pessoas, os criminosos realizam ligações e enviam mensagens por celular na tentativa de enganar quem está do outro lado da linha.

Esse é um crime comum no Brasil. Muitas pessoas já receberam uma ligação do tipo ou conhecem alguém que já caiu no golpe. Com o objetivo de ajudar as pessoas a evitar esquemas como esses, a ADT, maior empresa de monitoramento de alarme do Brasil, elaborou algumas dicas. Confira:

PLANOS DE ALARMES ADT COM 50% DE DESCONTO
APROVEITAR >

1.Desligue a chamada

Caso receba uma ligação de um desconhecido dizendo ser de uma empresa e solicitando dinheiro, número de documentos, dados de conta bancária ou cartão de crédito, desligue imediatamente.

2. Não atenda ligações a cobrar

A não ser que você esteja à espera da ligação.

3. informe a polícia

Se você atender a ligação e a pessoa lhe ameaçar, isso pode constituir uma violação das leis locais ou do estado. Portanto, ligue para a delegacia de polícia mais próxima e registre um boletim de ocorrência.

4. informe sua operadora telefônica

Muitas operadoras têm setores específicos destinados à chamadas indesejadas e inconvenientes; Veja se sua operadora possui serviços que possam lhe ajudar a evitar trotes.

5. Fique calmo

Se os criminosos informarem que um parente ou amigo está em perigo, tente manter a calma e, antes de tomar alguma decisão, telefone para a pessoa que possa estar em risco para saber onde ela está. Se parecer real, ligue para a polícia.

6. saiba quem está ligando

Para não atender a um trote, saiba qual é o número de quem está chamando. Para isso, instale uma caixa postal, secretária eletrônica ou um identificador de ligações.

7. envie os trotes diretamente para a sua caixa postal

Crie um contato em seu celular com o número da pessoa que está te ligando. Muitos celulares oferecem a possibilidade de mudar o destino de uma ligação recebida, definir um toque telefônico diferente e enviar a chamada diretamente para o correio de voz.

8. use um aplicativo

Procure na loja online de seu celular por aplicativos que gerenciem e bloqueiem ligações. Eles podem te ajudar a rejeitar chamadas de determinado número.

Nesse contexto, a ADT também adota alguns cuidados para evitar que seus clientes sofram algum tipo de golpe telefônico. “Nós temos alguns procedimentos para impedir que pessoas enganem nossos clientes em nome da empresa. O principal método que utilizamos está relacionado ao nosso contato com os clientes via telefone”, explica Robert Wagner dos Santos, especialista em segurança da ADT. “Funciona da seguinte forma: o cliente cadastra uma senha e contrassenha. Na ligação, a ADT se identifica ao dizer a senha e o cliente, por fim, responde com a contrassenha. Desta forma, ambos têm a confirmação de que a chamada é verídica”, completa.

Compartilhe

Últimas postagens

Qual a diferença entre alarme monitorado e não monitorado

Qual a diferença entre alarme monitorado e não monitorado

Quem deseja instalar um sistema de alarme fica na dúvida se deve ou não contratar uma empresa especializada para fazer a instalação e o monitoramento. Conheça as principais diferenças entre o alarme monitorado e o alarme não monitorado.Quem deseja instalar um sistema...

ler mais

A pandemia trouxe à tona pequenos detalhes do dia a dia que antes não chamavam tanto a atenção e que podem comprometer a segurança e o bem-estar das famílias. Pensando nisso, a ADT decidiu se aproximar ainda mais de seus clientes durante esse período, oferecendo conteúdos que façam com que esse momento desafiador se torne mais tranquilo.

Por isso, a empresa fará uma série de lives para se aproximar do seu público, tratando de diversos assuntos relevantes para o momento, com foco na manutenção da produtividade durante a quarentena, garantindo a segurança de seus clientes e de suas famílias.

A estreia ocorre no próximo dia 27 de julho, das 19h às 20h, no perfil da ADT no YouTube, com a transmissão da live “Dicas de segurança para crianças em casa”. Durante o bate-papo, será abordado como é possível (acredite é possível) conciliar o trabalho e as crianças dentro de casa. A live terá a presença do especialista da ADT Robert Wagner dos Santos, que vai conversar com a pedagoga Thays Maroni, fundadora da Wecare, especializada em educação infantil individual.

Todas as lives contarão com a participação dos clientes por meio da plataforma de interação do YouTube. Para mais informações sobre essa e as próximas lives, siga o perfil da ADT no Instagram @adtbrasiloficial e inscreva-se no canal do YouTube.

Fique ligado!
Ative um lembrete no Youtube >

CONHEÇA A ADT ALARME MONITORADO

A empresa ADT pertence à Johnson Controls,​ ​​líder global​ em múltiplas indústrias​ e diversificadas tecnologias ​que serve a uma vasta gama de clientes em mais de 150 países. Nossos 117 mil​ colaboradores criam edifícios inteligentes, soluções​ ​eficientes de energia, ​​infraestrutura integrada e sistemas de transportes.

SITE ADTOFERTAS

Proteja O seu patrôminio COM O ALARME LÍDER MUNDIAL