TELEVENDAS 0800 729 1293
Escolha uma Página

O que fazer em caso de furto, extravio ou perda de documentos pessoais

jun 2, 2017

Seja por descuido, roubo ou furto, perder documentos é uma situação muito comum no dia a dia dos brasileiros.

Segundo indicador da Serasa Experian, basta perder a carteira de identidade ou o CPF para dobrar a probabilidade de tornar-se vítima de golpes e extravios. A maioria das pessoas não sabe o que fazer ao enfrentar esse tipo de situação e, como consequência, demora para tomar alguma atitude.

A ADT, maior empresa de monitoramento de alarme no Brasil, elaborou uma série de dicas sobre como impedir que esse problema aconteça, além de orientar para as principais providências a serem tomadas para evitar que o documento seja usado por criminosos. Confira.

Como se prevenir?

PLANOS DE ALARMES ADT COM 50% DE DESCONTO
APROVEITAR >

como se previnir

1. Documentos 

Cheque se é realmente necessário andar com todos os documentos na carteira. A recomendação é carregar apenas um documento de identificação com foto e deixar os demais em casa.

2. estranhos

Nunca deixe seus documentos em mãos de pessoas estranhas, pois elas podem clonar os dados.

3. telefone 

Evite passar seus dados por telefone. Muitos criminosos fingem ser de determinada empresa e ligam para as vítimas para confirmar números de documentos. Desconfie.

4. números e senhas

Memorize os números de seus documentos e as senhas de seus cartões, nunca deixe-os anotados em algum lugar.

O que fazer ao perceber que o documento sumiu ou foi extraviado?

1. Boletim de Ocorrência

A primeira atitude a ser tomada ao ser vítima de extravio ou perder documentos pessoais (RG, CPF, Título de Eleitor, Passaporte, cartão de cheques, cartões de crédito etc) é ir à Delegacia de Polícia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência. Em alguns estados, como São Paulo, é possível registrar a ação pela internet por meio da Delegacia Eletrônica.

2. Comunicar aos órgãos de proteção ao crédito 

Após cadastrar o alerta no sistema de crédito, o cidadão será informado que está diante de uma fraude caso algum criminoso tente fazer uma operação. Para comunicar o bloqueio de documentos, basta acessar os sites dos órgãos Serasa, SPCe SCPC.

3. Bloquear cartões e talões de cheque

Entre em contato com o atendimento de seu banco ou vá pessoalmente e solicite o bloqueio dos cartões de crédito e talões de cheque.

4. Passaporte

No caso de furto, roubo ou extravio de passaporte, além de todos os procedimentos usuais, é obrigatório o comparecimento a um posto da Polícia Federal para comunicar a ocorrência;

5. 2ª via

Após realizar os procedimentos anteriores, é necessário solicitar uma segunda via do documento pessoal. O local varia de acordo com o documento, mas o serviço também é oferecido por unidades do PoupatempoTambém é importante ficar atento ao fazer compras online, pois é uma ótima oportunidade para golpistas clonarem cartões e roubarem informações pessoais.

Compartilhe

Últimas postagens

Qual a diferença entre alarme monitorado e não monitorado

Qual a diferença entre alarme monitorado e não monitorado

Quem deseja instalar um sistema de alarme fica na dúvida se deve ou não contratar uma empresa especializada para fazer a instalação e o monitoramento. Conheça as principais diferenças entre o alarme monitorado e o alarme não monitorado.Quem deseja instalar um sistema...

ler mais

A pandemia trouxe à tona pequenos detalhes do dia a dia que antes não chamavam tanto a atenção e que podem comprometer a segurança e o bem-estar das famílias. Pensando nisso, a ADT decidiu se aproximar ainda mais de seus clientes durante esse período, oferecendo conteúdos que façam com que esse momento desafiador se torne mais tranquilo.

Por isso, a empresa fará uma série de lives para se aproximar do seu público, tratando de diversos assuntos relevantes para o momento, com foco na manutenção da produtividade durante a quarentena, garantindo a segurança de seus clientes e de suas famílias.

A estreia ocorre no próximo dia 27 de julho, das 19h às 20h, no perfil da ADT no YouTube, com a transmissão da live “Dicas de segurança para crianças em casa”. Durante o bate-papo, será abordado como é possível (acredite é possível) conciliar o trabalho e as crianças dentro de casa. A live terá a presença do especialista da ADT Robert Wagner dos Santos, que vai conversar com a pedagoga Thays Maroni, fundadora da Wecare, especializada em educação infantil individual.

Todas as lives contarão com a participação dos clientes por meio da plataforma de interação do YouTube. Para mais informações sobre essa e as próximas lives, siga o perfil da ADT no Instagram @adtbrasiloficial e inscreva-se no canal do YouTube.

Fique ligado!
Ative um lembrete no Youtube >

CONHEÇA A ADT ALARME MONITORADO

A empresa ADT pertence à Johnson Controls,​ ​​líder global​ em múltiplas indústrias​ e diversificadas tecnologias ​que serve a uma vasta gama de clientes em mais de 150 países. Nossos 117 mil​ colaboradores criam edifícios inteligentes, soluções​ ​eficientes de energia, ​​infraestrutura integrada e sistemas de transportes.

SITE ADTOFERTAS

Proteja O seu patrôminio COM O ALARME LÍDER MUNDIAL