Tipos de câmera de segurança
Você sabe quais são os melhores tipos de câmera de segurança para proteger o seu patrimônio? Conhecer esses equipamentos é fundamental, uma vez que eles permitem o monitoramento e a proteção da sua casa ou empresa contra furtos, roubos e invasões.
Atualmente, há uma variedade de aparelhos desenvolvidos para oferecer a tranquilidade de que você e sua família necessitam. Quer saber como eles funcionam e os benefícios que podem proporcionar para o seu lar? Então, leia este artigo e entenda mais sobre as câmeras de segurança.
Quais são os tipos de câmera de segurança disponíveis?
Existem diversos tipos de câmera de segurança para proteger os espaços internos e externos da sua casa ou sua empresa. Entre as opções disponíveis, há aparelhos analógicos e os IPs. Você sabe quais são as diferenças entre esses dois modelos?
As câmeras analógicas são aquelas que necessitam de cabos coaxiais e entradas AV para transmitir as imagens. Já as IPs, por outro lado, funcionam por meio de um sistema de redes. Em outras palavras, elas enviam as informações através de conexões de internet, além de permitir o gerenciamento pelo computador ou pela nuvem.
Sendo assim, elas possibilitam informações em tempo real e vídeos inteligentes, tecnologias que contribuem de forma eficiente para a proteção do seu patrimônio. Vale destacar que, hoje em dia, o mercado conta com tipos de câmera de segurança discretas, que oferecem um monitoramento que não chama a atenção de terceiros. Confira alguns modelos!
Câmeras de segurança para uso interno
A câmera inteligente com wifi é uma ferramenta que pode ser instalada em ambientes internos de imóveis residenciais e comerciais. Essa indicação deve-se aos recursos que possibilitam o monitoramento completo do interior do local e à tranquilidade em relação aos assuntos ligados ao seu patrimônio.
Este tipo se caracteriza como um aparelho de monitoramento bidirecional. Ou seja: uma câmera de segurança com áudio, que permite que você ouça e converse com quem está no local.
Trata-se também de uma câmera de segurança sem fio e que possui LED infravermelho. Portanto, é um aparelho indicado para monitoramento noturno e ambientes com pouca luz.
É importante enfatizar que todas essas imagens são transmitidas em tempo real, em alta definição, e podem ser acessadas apenas por você por meio aparelho do celular. Com esta câmera, você também pode conectar os cartões de memória e selecionar os vídeos por datas e horários que deseja observar.
Câmeras de segurança para uso externo
A câmera de segurança wifi externa foi desenvolvida para monitorar os perímetros externos do seu patrimônio. Com este aparelho, você pode observar as entradas e saídas do seu imóvel, portas, janelas, jardins, garagens e áreas de lazer.
Para imóveis comerciais e empresariais, o aparelho apresenta-se como um ótimo recurso para prevenir furtos e roubos. Isso porque ele transmite em tempo real as imagens do local, portões de acesso e espaços de movimentação de pessoas. Além disso, emite alertas instantâneos no seu celular em casos de suspeitas de invasão.
De forma resumida, essa câmera proporciona controle total do imóvel, proteção integral e informações imediatas. O aparelho também oferece recursos de gravação para armazenar e analisar as imagens coletadas diariamente.
Veja o que considerar ao escolher a câmera de segurança
Você precisa considerar alguns fatores no momento de escolher entre os tipos de câmera de segurança para o seu imóvel. Isso porque existem diversas opções com detalhes específicos que devem ser levados em conta na hora de realizar a sua escolha.
Modelos de sensores
A escolha dos sensores de imagem das câmeras ajuda a obter nitidez, cor e a reduzir ruídos. Os mais comuns são o CMOS, que é mais acessível, porém, pode apresentar ruídos em ambientes com pouca iluminação e o CCD que é mais sensível, possui maior nitidez e cor com menos chances de ruídos.
Lentes
As lentes menores possibilitam uma visualização ampliada em lugares com tamanho reduzido. Em contrapartida, as maiores são indicadas para locais que exigem uma aproximação de imagens captadas com maior distância (ex: portas de acesso). Já as varifocais permitem o ajustamento do ângulo de abertura e o foco, de acordo com as necessidades do espaço. Diferentes das de zoom, que regulam o foco automaticamente.
Resolução
A resolução está associada à clareza e precisão dos vídeos captados pela câmera. Ela serve para identificar objetos, pessoas e movimentos com maior nitidez, sendo um elemento eficaz para situações que necessitam de imagens com exatidão. Quanto mais alta a resolução, melhores serão as imagens.
Iluminação
O indicado é escolher aparelhos que ajudem a obter imagens em lugares escuros. As que têm LEDs de infravermelho (IR) são as mais indicadas para esses espaços.
Outros pontos a considerar
É necessário verificar o nível de proteção contra água, sobretudo para aparelhos usados na área externa. Outro ponto importante é a qualidade da íris. Para locais com variação de iluminação, recomenda-se uma que se adapte ao lugar.
O BLC, por sua vez, é relevante para lugares que possuem câmeras focadas em portas e janelas. Isso porque a iluminação desses ambientes pode fazer com que as pessoas fiquem com algo parecido com “sombras”. Neste cenário, o recurso compensa o excesso e pouca luminosidade, evitando esse tipo de imagem.
Por que instalar uma câmera de segurança no seu patrimônio?
O monitoramento torna-se cada vez mais necessário nos dias de hoje, sobretudo se você mora sozinho ou sozinha ou tem pessoas idosas em casa. Instalando diferentes tipos de câmera de segurança em sua residência, você consegue:
- ter um ambiente seguro e confortável;
- reduzir as chances de assaltos e ataques;
- proteger os bens materiais da sua casa;
- oferecer tranquilidade para seus pais, filhos e outros familiares.
Já em ambientes corporativos, você transmite confiança e segurança aos seus clientes. Além do mais, protege o seu empreendimento contra invasões e outros crimes.
Saiba mais sobre as câmeras de segurança no Blog da ADT
Gostou do conteúdo sobre os tipos de câmera de segurança? Então, continue navegando no Blog da ADT e leia outros materiais sobre câmeras para proteger o seu patrimônio. Confira também as diversas soluções para ajudar na segurança da sua casa ou do seu negócio.